segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Relacionamentos

Tenho observado relacionamentos e me questionado: como devemos nos comportar diante de tantas expectativas geradas em um namoro ? Em um noivado? Em um casamento?
Tenho visto pessoas namorando, mas se comportando como se fossem casadas.
Já não saem mais com os amigos, já não buscam saber se eles estão bem, não participam mais de eventos em família, a qualidade do serviço para o Senhor não é mais o mesmo....porque vivem a maior parte do tempo com seu amado (a). Não quero dizer com isso que uma pessoa casada faça tal coisa, mas devemos reconhecer que o seu foco agora é outro.
Me pergunto então: e quando casarem, como vai ser? Será que o casamento será tão intenso quanto o namoro?
Existe uma necessidade humana de estar perto, isso é fato. Conversar e compartilhar coisas com o seu ou sua amada é muito legal e saudável, mas percebo também que tem existido um exagero que eu pensava que só existisse nos namoros do mundo.
Honestamente falando, já que também tenho uma alma e tenho todo direito de pensar e ter questionamentos, ao ler o versículo que diz:

“Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.” I Cor 7, 34

Sinceramente eu me perguntava: como assim Senhor? Uma mulher casada não pode agradar ao Senhor e ao seu marido também? Casamento não é de Deus?
Passei muito tempo meditando nisso, e confesso que a revelação demorou a chegar, mas isso aconteceu porque eu estava com os olhos presos no mundo. A minha visão estava desfocada.
Hoje compreendo perfeitamente que quando uma pessoa casa, ela permanece com o compromisso com o Senhor, mas também com o marido. Agora ela tem afazeres domésticos e ai vem os filhos... o que não a impede de servir ao Senhor, mas que a prioridade agora, é a sua família. Mas e as solteiras? Estas sim, estas devem servir ao Senhor. Estas tem que buscar o reino de Deus e a sua justiça em PRIMEIRO lugar. Eu não posso ter um namorado e me comportar como se estivesse casada, esquecendo-me de agradar ao Senhor e buscá-Lo em PRIMEIRO lugar. Eu não posso simplesmente viver para o meu namorado buscando agradá-lo em tudo e esquecendo das outras coisas. Isso não dá certo queridos.
Tenho visto relacionamentos minarem por causa disso. Vivem 24 horas com seu amado, planejando, desfrutando do namoro, mas esquecendo-se de sua condição de solteira e não cumprindo com os compromissos com o Senhor. Alguns pensam: Ah, mas eu continuo servindo ao Senhor junto com o meu amado (a). Ótimo! Que bom que você não perdeu a visão. Mas e aqueles que passam a não servir com a mesma qualidade de antes? Mas e aqueles que deixam de ir a igreja porque o “amado “ resolveu fazer outro tipo de programa bem no horário do culto? Não estou com isso querendo ser juíza de nada nem de ninguém, longe de mim isso...mas quero fazê-los refletir sobre como anda o seu relacionamento com Deus.
Será que o seu namoro chegou ao ponto de não deixar você ter espaço para seus amigos, família, ministério...? Como anda sua vida social? Como anda sua vida de oração? Como você ficará diante dos seus amigos e família se seu namoro acabar, já que o centro da sua vida estava sendo seu amado (a)?
Pense nisso queridos! Cuidado com o “fora da visão”. Meu desejo é ver casais fortes, firmes nos Senhor e juntos serem uma bomba no inferno.
Vivam e aprendam com o Mestre dos Mestres.

”...esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo....” Filipenses 3, 13-14

Fiquem na paz!

2 comentários: